Biscoito de Natal :: Clube do Baú

Nosso olhar por trás do Baú
December 18, 2017
Sobre promessas de ano novo
December 21, 2017

Biscoito de Natal :: Clube do Baú

Algo simples e divertido é fazer biscoitos com as crianças, a Nena ama brincar de massinha, e biscoito não é nada menos que uma massinha comestível que podemos decorar, brincar e depois nos deliciar! Além disso é uma ótima opção de lembrancinha carinhosa para o Natal.

Há algumas opções de massas que podem ser manuseadas com cortadores. Vou trazer aqui duas opções, uma simples de baunilha e o biscoito tradicional de gengibre, que além de saboroso pode decorar a sua árvore de natal.

Segue a lista de ingredientes:

Biscoito de baunilha:

200 g de manteiga

1/2 xícara de açúcar refinado

1 ovo

1/2 colher (chá) de essência de baunilha

2 1/2 xícaras de farinha de trigo

 

Biscoito de gengibre

2 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar

1 ½ colher (sopa) de gengibre em pó

1 colher (chá) de canela em pó

½ colher (chá) de noz-moscada em pó

¼ de colher (chá) de cravo-da-índia em pó

¼ de colher (chá) de fermento em pó

¼ de colher (chá) de sal

100 g de manteiga em temperatura ambiente

de xícara (chá) de açúcar mascavo

de xícara (chá) de melado de cana ou mel-

1 ovo

Para o glacê:

1 clara

1 colher de chá de EXTRATO DE BAUNILHA*

1 pitada de SAL

170 gramas de AÇÚCAR IMPALPÁVEL

 

O modo preparo dos dois é parecido. Terá um tempo de espera de 2 horas na geladeira para que a massa possa ficar na consistência ideal para assar. Para os dois você precisa bater a margarina ou a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar e deixar a mistura bem homogênea. Depois acrescenta os demais líquidos, no caso do biscoito de baunilha o ovo, e o de gengibre o ovo e o melado. Por último os ingredientes secos peneirados você pode misturar com uma colher ou mesmo com a mão até que fique uma massa uniforme.

Para deixar descansando na geladeira, a dica é colocar entre duas folhas de papel manteiga já previamente esticada, mas se você não tiver espaço, pode fazer uma bolinha e embrulhar em papel filme e depois esticar no papel manteiga depois do descanso. Com a massa pronta é brincar de cortar, quando você já tiver todos os biscoitos, você tem a opção de decorar com confeitos ou colocar para assar e decorar depois. Nas duas opções, antes de colocar no forno, é importante deixar a massa mais 15 minutos no congelador, para que ela esteja bem fria quando entrar no forno. E para manusear as rebarbas fica a mesma dica, sempre manusear a massa fria, então quando achar que precisa volte a geladeira.

Leve os biscoitos ao forno preaquecido à 180 graus numa forma com papel manteiga entre 10-15 minutos. Fique de olho, pois eles queimam facilmente. Vai depender do seu forno. Quando as bordinhas estiverem moreninhas é hora de tirar. Para esfriar o legal é colocar numa grade para que eles não umedeçam por baixo e deixe esfriar. Depois de frios é só decorar com glacê se quiser continuar a brincadeira 😊.

Repare embora a receita seja fácil, há muitas etapas a cumprir, se tiver bastante tempo você pode preparar tudo com seu filho, mas se tiver corrido, escolha a última etapa de decorar para fazer com eles. Você tem algumas opções de biscoitos prontos, o importante é curtir!

O glacê é rápido e fácil, não precisa de forno. Você bate a clara até ficar uma espuminha, adiciona os outros ingredientes e se quiser acrescente corante comestível para deixar tudo colorido, separe em porções coloque em saquinhos. Pronto é só brincar de decorar.

A durabilidade dos biscoitos é curta, então se for para dar de presente, só precisa se programar para fazer perto da entrega. Eles duram de 5 dias em média.

Com certeza este dia ficará marcado na memória, e a cada mordida a recompensa do tempo depositado.

Os biscoitos da Nena vão para a árvore e depois perto do Natal faremos mais uma nova receita para dar de presente.

E o seus? Compartilhe seus biscoitinhos conosco, é só colocar na foto a hashtag #clubedobau.

Até a próxima!

 

Já conhece nosso Kit de Experiêcia Biscoitos de Natal? 

 

 

 

#memoriasdenatal #costurandomemorias #clubedobau #natalemfamilia #umdiadecadavez #criarvinculos

Tabta Rosa
Tabta Rosa
Tabta Rosa, designer de formação, estilista por definição da vida profissional. Hoje tenta equilibrar os papéis de esposa do Du, mãe da Helena e ser empreendedora. Está diante de um novo desafio: trabalhar com propósito criando produtos e serviços com o objetivo de levar muito mais que funcionalidade, mas essência e impacto positivo nas pessoas. É romântica e sonhadora e acredita que o mundo será bem melhor se cuidarmos das nossas crianças.

Comments are closed.